INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

Karize Rafaela Mesquita Novakoski, Luciana Castilho Weinert, Tainá Ribas Mélo

Resumo


A Paralisia Cerebral (PC) acomete o encéfalo e prejudica diretamente o desenvolvimento motor da criança. Intervenções fisioterapêuticas podem minimizar ou até mesmo reverter padrões atípicos de movimento, promovendo assim melhor repertório funcional. Participaram deste estudo duas crianças: criança 1 com diparesia, sexo feminino (14 anos) e criança 2 com coreoatetose, sexo masculino (11 anos). Como instrumentos de avaliação utilizou-se as escalas Quality of Extremity Skills Test, a Gross Motor Function Measure e a Gross Motor Function Classification System, para detectar as necessidades de cada indivíduo, então seguiu-se um protocolo de 10 intervenções, com frequência semanal de uma vez por semana e duração de aproximadamente 60 minutos. As intervenções foram baseadas no Conceito Neuroevolutivo de Bobath e Psicomotricidade. A intervenção fisioterapêutica foi eficiente para manter o repertório motor e estimular a aprendizagem motora das crianças especialmente nas dimensões de ficar em pé, andar, correr e pular da GMFM-88 para a criança 1, com efeito teto para habilidades manuais pela QUEST e manutenções dos escores da GMFM e QUEST da criança 2, a qual pelo seu nível de GMFCS e idade esperava-se declínio de habilidades motoras.

Palavras-chave


Fisioterapia; Paralisia Cerebral; Criança

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ACESSOS DESDE 25-NOV-2014
free web counter
Locations of visitors to this page