MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE LOCAL: USO DE CÂMERAS TRAP NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE CURITIBA

Karina Hiromi Fujimoto

Resumo


Inserir um aluno no Ensino de ciências e biologia é um grande desafio no século XXI. Formado por abrangentes temas, os conteúdos de ciências naturais são, por muitas vezes, complexos para o processo de ensino-aprendizado. Para adicionar mais uma camada de complexidade, o estudo de animais muitas vezes é ensinado fora do contexto sociocultural dos alunos. Deste modo, metodologias ativas são iniciativas cada vez mais reconhecidas como indispensáveis à educação. O presente trabalho teve como objetivo uma prática educacional em escolas do município de Curitiba/PR, envolvendo a percepção dos alunos da educação básica quanto à diversidade animal presente em seu meio. Utilizou-se câmeras trap em bosques próximas as escolas para identificar quais animais pertencem ao contexto ecológico do local. Foi possível observar animais diferentes daqueles esperados pelos alunos, assim como a presença de lixo, fator associado a um ambiente modificado pelo homem. Com esta prática, espera-se que alunos e professores percebam o potencial de aulas práticas para aprendizado, assim como estimule professores a integrar seus alunos, a praticas curriculares mais ativas.

Palavras-chave


Ensino de ciências e biologia, educação ambiental, câmera trap.

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