A RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL NA INTERFERÊNCIA DA RELIGIOSIDADE EM ATOS RELATIVOS Á SAÚDE E AOS DIREITOS HUMANOS

Francisco Ernesto Halila Zanardini

Resumo


O presente artigo busca fomentar a análise e a  criação de mecanismos de proteção legal como instrumentos de garantias plenas aos Direitos Humanos, e desenvolvimento integral do indivíduo em toda a sua essência  com a possibilidade de RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL DA INTERFERÊNCIA DA RELIGIOSIDADE EM ATOS RELATIVOS Á SAÚDE E AOS DIREITOS HUMANOS, pois o ideal da dignidade humana deverá permitir consentimento e consciência plena de perda de chances ou riscos a saúde e a própria vida, evitando interpretações tendenciosas ou dúbias o que justifica o envolvimento  do Direito e da Medicina como mediadores e instrumentos de proteção à saúde, à vida e a dignidade humana e ao mesmo tempo preservando o direito à religiosidade.


Referências


(1) Souza; Zelita da Silva; Miorim Izabel de Moraes. A ética médica e o respeito às crenmças religiosas. Revista Bioética, CFM. V. 6, n. 1, 2018.

(2) BRASIL. Constituição Federal, 1988

(3) “Direitos Humanos e o seu lugar na construção de uma sociedade justa”, no Colóquio Direitos Humanos em Foco, na UCG, Goiânia, em 23 de abril de 2009

(4) DINIZ, Maria Helena. Compêndio de introdução à Ciência do Direito, 22º ed editora Saraiva ,São Paulo Sp 2011

(5) Margotta, R. História ilustrada da medicina. Editora Manole, Vol 1, 1998

(6) Turner, F. Natural religion. Transaction Publishers, Vol. 1, 2011, pp

Referências consultadas:

https://noticias.gospelmais.com.br/casal-que-preferiu-orar-por-um-milagre-a-levar-o-filho-para-um-hospital-foi-condenado.html acessado em 1572018 as 16:51 hrs.

https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/menino-morre-apos-seus-pais-rezarem-em-vez-de-chamar-um-medico-20738476#ixzz5LM44dk55 acessado em 16:55 hrs


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.