A APARIÇÃO DO FANTÁSTICO EM GUY DE MAUPASSANT

Rogério Caetano de Almeida, Fernanda Korovsky Moura

Resumo


Acontecimentos que são impossíveis de serem explicados pelas leis do nosso mundo são, de acordo com Tzvetan Todorov, o coeur du fantastique. Um dos grandes representantes da literatura fantástica do século XIX, o escritor e poeta francês Guy de Maupassant, explora em seu conto “Aparição” uma situação sobrenatural que causa no leitor uma sombria hesitação com relação ao que é real e o que é fantástico. O termo sobrenatural, no entanto, não é suficiente para definir a vasta produção literária deste gênero durante os últimos dois séculos. A partir dessa problemática, Todorov nos apresenta outros dois gêneros, muito próximos ao fantástico, que nos auxiliam a melhor classificar estes textos: o maravilhoso e o estranho. O fantástico encontra-se justamente no limite entre esses dois gêneros. Propomos, então, uma análise mais profunda do conto de Maupassant para verificar se ele se encaixa nesta nova classificação ou se ele é realmente um conto fantástico puro.

Palavras-chave: Literatura fantástica. Estranho. Guy de Maupassant.


Referências


CESAROTTO, O. A estética do medo. In: LOVECRAFT, H. P. O horror sobrenatural em literatura. São Paulo: Iluminuras, 2008.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Trad. Raul de Sá Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2012.

FREUD, S. O estranho. In: _____. Obras completas, ESB, v. XVII. Rio de Janeiro: Imago Editora. 1996.

LOVECRAFT, H. P. O horror sobrenatural em literatura. Trad. Celso M. Paciornik. São Paulo: Iluminuras, 2008.

MAUPASSANT, G. de. Contos fantásticos: O horla & outras histórias. Trad. José Thomaz Brum.Trad. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2011.

THIBAUDET, A. Histoire de la littérature française. Paris: CNRS Éditions, 2007.

TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.

DOI: 10.5935/1679-5520.20170018


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .