DA INTERTEXTUALIDADE À INTERMIDIALIDADE: O LEÃO COMO PERSONAGEM POLIVALENTE E POLISÍGNICA NA LITERATURA E NO CINEMA

Sigrid Renaux

Resumo


Partindo da apresentação e discussão das características físicas e simbólicas do leão e de sua presença constante na literatura desde a Antiguidade e, recentemente, também nas mídias contemporâneas, este artigo analisa sua figura polivalente e polisígnica no conto “A vida breve e feliz de Francis Macomber”, de Ernest Hemingway, e na transposição fílmica The Macomber Affair. Esta leitura intertextual e intermidiática, levando a um discurso dialógico e intercultural, pretende verificar como se dá, no texto e na tela, o resgate da humanidade do leão, apresentado em sua individualidade felídea e simultaneamente humana, apontando, assim, para novas possibilidades de se refletir sobre o animal e o humano.

Palavras-chave: Intertextualidade. Intermidialidade. Hemingway. Cinema.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.18305/1679-5520/scripta.uniandrade.v11n1p217-241


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