ARTE E MEMÓRIA CULTURAL: CONSTRUÇÕES E QUESTIONAMENTOS

Solange Ribeiro de Oliveira

Resumo


O artigo discute a função das artes visuais como instrumento tanto de construção quanto de questionamento de aspectos da memória cultural das nações. Tratando desse tema no contexto brasileiro, o trabalho parte das relações entre textos verbais e pictóricos, referentes à pintura de Victor Meirelles e de Pedro Américo, testemunhas da história e da política imperial do Brasil no século XIX. Na arte contemporânea, o texto analisa a pintura de Adriana Varejão em diálogo com a criação de Jean-Baptiste Debret. A artista brasileira elabora um contradiscurso, que reescreve e questiona interpretações de aspectos de nossa história implícitos na produção do pintor/viajante francês. Nesse sentido, a obra de Varejão atua como um convite à revisão de aspectos cruciais de nossa memória cultural.

Palavras-chave: Memória cultural. Arte e história. Pintura histórica brasileira. Adriana Varejão.

 

Referências

BERENSON, Bernard. Aesthetics and History. New York: Doubleday, 1953.
CARDOSO, Rafael. Ressuscitando um velho cavalo de batalha: novas dimensões da pintura histórica do segundo reinado. Rio de Janeiro, v. II, n. 3, jul. 2007. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/criticas/rc_batalha.htm>. Acesso em: 2 maio 2014.
CASTRO, Isis Pimentel. Pintura, memória e história: a pintura histórica e a construção de uma identidade nacional. Rio de Janeiro, v. II, n. 3, jul. 2007. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/18260. Acesso em: 23 maio 2013.
CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Quando subordinados roubam a cena. Sæculum. Revista de História (19) João Pessoa, jul-dez 2008. Disponível em http://periodicos.ufpb.br/. Acesso em: 25 maio 2014.
COLI, Jorge. O sentido da Batalha de Avahy, de Pedro Américo. In: Projeto História (24), 2002, p. 113-127.
DEBRET, Jean Baptiste; BANDEIRA, Julio; LAGO, Pedro Corrêa do; CARVALHO, Jose Murilo de. Debret e o Brasil: obra completa, 1816-1831. 3. ed. Rio de Janeiro: Capivara, 2009.
DESAI, Dipti; HAMLIN, Jessica; MATTSON, Rachel. History as Art, Art as History: Contemporary Art and Social Studies Education. New York and London: Routledge, 2010.
DORATIOTO, Francisco Fernando Monteoliva. Maldita guerra: nova história da guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
DUQUE ESTRADA, Luiz Gonzaga. A arte brasileira. Rio de Janeiro: H. Lombaerts, 188, p. 71-84.
MARTÍ, Silas. Livro disseca quadro A batalha do Avaí de Pedro Américo. Folha de São Paulo, Ilustrada, 23 nov. 2013. Disponível em: <http://www1.folha.com.br/ilustrada/2013/11/1375248- Acesso em: 17 maio 2014.
MILLIET, Sérgio; MORAES, Rúbens Borga. O Brasil de Debret: notas para a edição completa do livro Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Belo Horizonte: Villa Rica Editoras Reunidas, 1993.
MORAES, Marcos. Adriana Varejão. São Paulo: Folha de São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2013.
MÛLLER, Jürgen E. Intermidialidade revisitada: algumas reflexões sobre os princípios básicos desse conceito. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (orgs). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea 2. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Faculdade de Letras da UFMG, 2012, p. 75-95.
SANTIAGO, Silviano. The Contemporary and Visionary Fiction of AdrianaVarejão. In: VAREJÃO, Adriana. Entre carnes e mares. Between flesh and oceans. Rio de Janeiro: Editora de Livros Cobogó Ltda, 2009, p. 85-96.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Romantismo tropical: a estetização da política e da cidadania numa instituição imperial brasileira. Penélope, n. 23, 2000, p. 109-127.
______. Paved and Tiled by Adriana Varejão. In: VAREJÃO, Adriana. Entre carnes e mares. Between flesh and oceans. Rio de Janeiro: Editora de Livros Cobogó Ltda, 2009, p. 143-155.
______. A batalha do Avaí. A beleza da barbárie: a guerra do Paraguai pintada por Pedro Américo. Editora GMT, 2013.
VAREJÃO, Adriana. Interview with Hélène Kelmachter. Chambre déchos./Câmara de Ecos. Fondation Quartier pour l´art contemporain.Actes Sud, 2004. Disponível em: http://www.adrianavarejao.net/pt-br/entrevista-com-helene-kelmachter. Acesso em: 13 mar. 2014.

 

 

DOI: http://dx.doi.org/10.18305/1679-5520/scripta.uniandrade.v12n1p9-35


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .