O COGITO CORPORAL: DA METAFORIZAÇÃO TELÚRICA NA POESIA DE GILKA MACHADO

Suzane Morais da Veiga Silveira

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar o uso do recurso estilístico de metaforização telúrica na poesia de Gilka Machado, a fim de investigar a concepção de paisagem na obra da autora, por meio da qual ela associa a ideia de potência da natureza a uma vivência corpóreo-linguística. Desse modo, partimos do conceito de “pensamento-paisagem” de Michel Collot, em Poética e filosofia da paisagem (2013), para realizar o estudo de uma lógica do corpo na poética gilkiana, ou cogito corporal, na qual a metaforização telúrica funciona como modo de subjetivação pela inter-relação dos elementos da paisagem e a voz poética. Assim, Gilka propõe uma poesia dos sentidos, um pensamento-corpo-paisagem, cuja subjetividade se desloca para fora de si, voltada ao outro.

 

Palavras-chave: Metaforização telúrica. Cogito corporal. Gilka Machado. Poesia.

 


Referências


BARTHES, Roland. O prazer do texto. 6. ed. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015.

CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Trad. Ida Alves et al. Rio de Janeiro: Editora Oficina Raquel, 2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs – v. 1. 1. ed. Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1995.

DRUMMOND, Carlos Drummond de. Gilka, a antecessora. In: Jornal do Brasil (RJ), Rio de Janeiro, quinta-feira, 18 de dezembro de 1980, edição 00254, Caderno B, p. 07.

MACHADO, Gilka. Poesias completas. Apresentação e organização Eros Volúsia Machado. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial: FUNARJ, 1991.

________________. Poesia completa. Org. Jamyle Rkain. - Prefácio Maria Lúcia Dal Farra. São Paulo: V. de Moura (Selo Demônio Negro), 2017.

NETO, Henrique D. O expressionismo na obra de Augusto dos Anjos. Revista Annuario de Literatura, São Paulo, n. 6, UFSC, 1998, p. 117-130.

ORTONY, Andrew. Metaphor and thought. 2. ed. Cambridge, England: Cambridge University Press, 1979.

SADLIER, Darlene. O locus eroticus na poesia de Gilka Machado. Trad. Marília Simari Crozara (UFU). Cadernos do I Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea – A Mulher na literatura e outras artes, 2012, p. 65-69.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .