BULLYING NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA-PR: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Valdeci de Assis Teixeira, Eliane Valmeri Coladith, Rosália de Lima Jacomel, Leandra Ulbricht, Eduardo Borba Neves

Resumo


Introdução: Esta pesquisa enfocou um subtipo de violência conhecida internacionalmente como Bullying, que pode ser caracterizada como uma forma de agressão física e/ou psicológica, com caráter repetitivo e persecutório no meio escolar. Objetivos: Identificar a ocorrência de Bullying na rede de escolas municipais do município de Curitiba-PR, caracterizando os envolvidos e as agressões praticadas e/ou sofridas, sua associação ao baixo rendimento escolar e à organização familiar. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa exploratória com 1200 estudantes de 5ª a 8ª séries de quatro escolas da rede de ensino fundamental do município de Curitiba. Destes, 964 responderam a um instrumento de pesquisa para caracterização e avaliações comportamentais dos envolvidos. Resultados: O estudo determinou a existência Bullying em todas as séries, gêneros e raças pesquisadas, como também identificou uma prevalência de 18,78%. Conclusão: A prevalência do Bullying nas escolas municipais de Curitiba está um pouco acima de outras cidades brasileiras e que, neste caso, estava associado a cor da pele (negros e pardos tinham maior risco de sofrer agressões), sexo (meninos praticavam mais Bullying) e que os agressores tinham maior risco de fracasso no rendimento escolar.

Palavras-chave


Bullying; agressividade; violência escolar; violência doméstica.

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