CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIAS: REVISÃO DA LITERATURA (2009-2015) FRENTE À GARANTIA DE DIREITOS

Deborah Ribeiro Carvalho, João Mario Cubas, Neiva Silvana Hack, Veronica Andrade da Silva, Sofia Scatolin

Resumo


Apesar de todos os esforços no reconhecimento dos direitos humanos, ainda perduram desafios na sua respectiva efetividade, que podem ser agravados em situações de vulnerabilidade. Crianças e adolescentes constituem um grupo vulnerável, sendo que essa pode acentuar-se quando associada a alguma deficiência. Sendo ainda um tema com poucas produções científicas, o presente estudo se justifica no apoio de processos de tomada de decisão frente às políticas públicas de garantia de direitos de pessoas com deficiência. Objetivou-se com esse artigo identificar o conjunto de produções (artigos, dissertações e teses) que retratassem a implementação de ações relacionadas à garantia de direitos de crianças e adolescentes com as mais diversas deficiências. Trata-se de uma revisão bibliográfica com recorte temporal entre janeiro de 2009 e março de 2014.  A pesquisa foi aplicada no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, como também no SCIELO, INDEXPsi, LILACS e Periódicos da CAPES, no período compreendido entre fevereiro de 2014 a abril de 2015. Foram identificados 129 textos, com grande heterogeneidade de abordagens, áreas de conhecimento e objetos de estudo, destacando os seguintes pontos: o tipo de deficiência mais discutida foi a auditiva (19%); o método de estudo mais recorrente foi avaliativo sobre propostas de apoio (29,48%); e distintas reflexões sobre a questão da inclusão. Verifica-se que os estudos que compuseram o escopo dessa pesquisa apontam para possibilidades de garantia de direitos, proporcionando a vivência social e comunitária deste público.

 


Palavras-chave


Criança e adolescente com deficiência; inclusão; direitos da criança e do adolescente.

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