A PRÁTICA EDUCATIVA DA ATIVIDADE MOTORA NA INDÚSTRIA

Maria de Fátima Fernandes Vara Sípoli

Resumo


Este estudo levantou, em uma indústria do ramo de eletro-eletrônicos da Região Metropolitana de Curitiba, questões sobre o significado da prática motora, buscando sua contribuiçãopara a formação global do trabalhador. Objetivou analisar como está acontecendo a prática da atividade física laboral e se os trabalhadores compreendem o significadoda ginástica laboral como prática educativa. A atividade física na indústria tem a finalidade de garantir as ações necessárias para a promoção da saúde dos trabalhadorese uma real valorização do corpo e do movimento. Ao orientar atividades motoras para o trabalhador, deve ser dada a oportunidade de vivenciar autênticas experiências corporais, que ele crie sua própria concepção de movimento, como parte da construção do conhecimento na perspectiva da práxis. A compreensão da dimensão educativa do conhecimento motor pode possibilitar ao aluno-trabalhador uma real vivênciado sentido de responsabilidade do sujeito na construção da realidade. O instrumento utilizado para a coleta foi uma entrevista semi-estruturada. A partir da análise dos resultados, conclui-se que, embora todos os entrevistados trabalhem no chão de fábrica e sofram um grande desgaste físico, nem todos têm acesso à ginástica laboral, alguns têm acesso, mas não fazem. Deve-se aprofundar na busca da realidade a ser enfrentada: o respeito pelas características individuais de cada trabalhador, suas capacidades e limitações. A ginástica laboral deve ser a produção própria e criativa do conhecimento. Sem esse enfoque, será informativa, quando deveria ser formativa.

Palavras-chave


Ginástica Laboral; prática educativa; indústria

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