A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE - DE RAINHA DO LAR AO MAGISTÉRIO

Maísa Milènne Zarur Remer

Resumo


Esteartigo consiste em revisão teórica sobre alguns aspectos pertinentes aouniverso feminino, estabelecendo uma relação desses conceitos com os papéisatribuídos à mulher no decorrer da História Humana. O objetivo principal desseestudo é o de discutir e levantar algumas questões sobre a construção social dopapel da mulher no meio familiar e profissional e compreender os novos papéisque vêm sendo atribuídos à mulher no mundo contemporâneo. Para essa discussãoforam utilizados autores de diversas teorias para que se pudesse estabelecer umpanorama sobre essas mudanças ocorridas ao longo do tempo bem como os conflitosoriundos dessas mesmas mudanças. O estudo da condição feminina tem setransformado, nos últimos anos, em campo fértil para a Historiografia,principalmente para a História da Educação. Para a mulher, o magistério era aúnica profissão que podia ser conciliada com as funções domésticas e era asolução para a pouca procura masculina para a profissão docente, vista areduzida remuneração. Os estudos sobre as perspectivas de gênero elaboradas nosúltimos anos estabelecem desafios e mudanças no papel da mulher. Ela teve papeldecisivo na geração e manutenção do lar. Papel esse que lhe outorgava direitose deveres, pois ao saber-se conhecedora das práticas de saúde tão preconizadasna época para o crescimento da nação, passa a ser a colaboradora essencial na educaçãohigienizadora, o que lhe confere a imagem de “rainha do lar”. Denominaçãopreconizada principalmente pela classe dominante que através do modelo ideal defamília tentava moralizar e transmitir que a maneira mais fácil para se chegarao crescimento passava necessariamente pela normatização da família burguesa,espelho para toda sociedade.

Palavras-chave


Mulher, Educação Feminina, Feminilização do Magistério, Gênero

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ACESSOS DESDE 25-NOV-2014
free web counter
Locations of visitors to this page