A GAMETERAPIA UTILIZADA COMO FERRAMENTA NO EQUILÍBRIO DE PACIENTES HEMIPARÉTICO ESPÁSTICOS

Maria Clara Souza Ribeiro, Faruk Abrão Kalil Filho, Audrin Said Vojciechowski

Resumo


Resumo: A Paralisia Cerebral (PC) é definida como uma lesão do encéfalo imaturo ocorrida no período pré peri e pós natal gerando desordens de coordenação motora, alterações de força muscular e equilíbrio. Atualmente existem muitas técnicas fisioterapêuticas para reabilitação dos indivíduos com PC, neste contexto encontram-se os videogames de realidade virtual que permitem ao usuário interagir com o ambiente virtual e simular a realização de atividades de vida real, que favorecem no aprimoramento das capacidades funcionais, além de incentivar a atividade cerebral. Este estudo teve como objetivo principal verificar os efeitos do treinamento com a gameterapia em relação ao aprimoramento do equilíbrio e marcha respectivamente. Dez participantes com hemiparesia espástica foram avaliados nas escalas de Berg e Tinetti. Após as avaliações cinco participantes que compunham o grupo experimental realizaram 15 intervenções individuais com a gameterapia na plataforma Xbox Kinect, mediante ao jogo corredeiras do pacote Adventure, em um período de 30 minutos diários. O grupo experimental apresentou melhor desempenho nas reavaliações comparados ao grupo controle, referentes às Escalas de Berg e Tinett. A aplicação de um programa de treinamento com a gameterapia mostrou-se benéfica aos pacientes com PC topograficamente hemiparéticos espásticos, nos aspectos de equilíbrio e marcha.


Palavras-chave


Paralisia Cerebral; Disfunção motora; Alteração do equilíbrio; Reabilitação; Gameterapia.

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