A escuta sensível no processo de ensino aprendizagem de crianças na Educação Infantil

Anelise Barbosa Coelho, Edi Marise Barni, Jéssica Amanda Bonato Federige

Resumo


O presente artigo se ocupa em apresentar a escuta sensível como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem para crianças da Educação Infantil. Para tanto, apresenta a educação como direito de todos e dever da sociedade. Insere a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, ocupada com o atendimento de crianças de 0 a 5 anos. Para demonstrar a concepção atual sobre o desenvolvimento infantil neste segmento, faz uma breve retomada histórica e apresenta a legislação pertinente, desde a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a novíssima Base Nacional Comum Curricular. Apresenta os campos de experiência elencados por este documento e se dedica ao campo específico “Escuta, fala, pensamento e imaginação” para justificar a importância da escuta sensível na Educação Infantil. Então, apresenta a concepção de processo ensino-aprendizagem adotada e a relaciona à prática docente e à escuta sensível. Escreve sobre a abordagem italiana de Reggio Emilia, desenvolvida por Loris Malaguzzi com o suporte da comunidade da região. Apresenta a concepção das diversas linguagens utilizadas pelas crianças para sua comunicação a partir da teoria do criador da Pedagogia da Escuta, Loris Malaguzzi, e relaciona esta abordagem às necessidades de uma Educação Infantil de qualidade em que a criança é entendida como protagonista do processo de ensino-aprendizagem.


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