Educação do campo: salas multisseriadas e as dificuldades que elas apresentam para o(a) professor(a)

Denis Pereira Martins, Leandro Morais

Resumo


Buscar-se-á discutir o contexto que se encontra as classes multisseriadas e se elas apresentam dificuldades para o professor(a). Analisando as políticas voltadas para o ensino multisseriado, as estruturas dessas escolas, as opiniões dos professores(as) que atuam ou atuaram em escolas que contém classes multisseriadas e se realmente um professor consegue ser suficiente para ensinar os alunos. Teoricamente as classes multisseriadas podem apresentar desvantagens, mas é necessária à sua existência para os(as) alunos(as) da área rural. Esse modelo de ensino aprendizagem está adaptado em escolas localizadas nos interiores dos municípios, qual o número de matrículas é extremamente baixa. Muitas escolas com classes multisseriadas apresentam números baixos de funcionários, instituições com estruturas precárias ou com poucas políticas públicas que favoreçam a aprendizagem, afetando diretamente a aula do(a) professor(a). O Brasil por ter uma extensão territorial alta, sendo um país continental, possui grandes zonas rurais e com a falta de presenças políticas, o meio rural acaba com uma infraestrura precária com faltas de serviços básicos ou quando há serviços básicos podem se tornar precários, no caso as escolas multisseriadas que recebem pouca atenção. No Brasil, há 53.713 escolas multisseriadas e a pesquisa focou em uma delas, nas escolas multisseriadas do município de Tijucas do Sul-Pr.


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