Materiais multissensoriais e o desenvolvimento de habilidades matemáticas na educação infantil

Denis Pereira Martins, Larissa dos Santos Ferreira

Resumo


As dificuldades encontradas por alunos e professores ao longo da trajetória da fase estudantil são muitas e as causas são inúmeras. A partir disto, esta pesquisa tem como objetivo apresentar e refletir a respeito do uso dos materiais multissensoriais no desenvolvimento das habilidades matemáticas na Educação Infantil, para que as crianças vivenciem o manipulável e aprendam por meio de experiências concretas. As crianças, ao fazerem construções livres, acabam fazendo relações entre os materiais concretos desenvolvendo seu raciocínio lógico e noções básicas de matemática. Dessa forma, aprendem por meio dos sentidos, autonomia, liberdade e experimentação. Para que essas vivências ocorram, são necessários: um adulto preparado, um ambiente preparado e o respeito pelo ritmo de aprendizagem de cada indivíduo. Durante esta pesquisa, foi utilizado obras de diversos autores, como, por exemplo, o livro: Pedagogia Científica: A Descoberta da Criança (1965), que apresenta uma síntese dos escritos delineados por Maria Montessori e seu método pedagógico, alcançados a partir da experiência prática realizada em suas escolas. Por meio deste livro, foi possível estabelecer os principais pontos para o desenvolvimento deste projeto. Portanto, é de grande importância analisar como a dificuldade encontrada para se desenvolver o ensino da matemática nas crianças, pode estar relacionada diretamente ao método de ensino-aprendizagem utilizado.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.