O uso de análise rítmica no ensino de Climatologia Geográfica: um estudo de caso em Manaus/AM, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015

Ramon de Oliveira Bieco Braga

Resumo


Esta reflexão teórica socializa os resultados obtidos por uma pesquisa promovida no ensino de Climatologia Geográfica, no âmbito do curso de graduação em Geografia, da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, Paraná. Para tanto, realizou-se um estudo de caso no município de Manaus/AM, com base no método indutivo e qualitativo (GALLIANO, 1986). A fonte dos dados foram cartas sinóticas do INPE e dados climatológicos disponibilizados pelo INMET. Os dados foram sistematizados e manipulados na planilha eletrônica do Microsoft Office Excel versão 2010. Os resultados obtidos indicaram que a análise rítmica é frutífera no processo de ensino de Climatologia Geográfica, pois a pesquisa indicou potencialidade em incentivar no graduando o perfil de pesquisador acadêmico.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.