A prática Montessori de graça e cortesia: por uma educação mais humanizada

Denis Pereira Martins, Mariela Vasconcellos Portugal

Resumo


Este artigo apresenta a problemática de como atividades de graça e cortesia auxiliam em atitudes de empatia e cordialidade entre as crianças nos dias atuais. O objetivo é descrever atividades de Graça e Cortesia e suas contribuições no comportamento das crianças. Para uma melhor compreensão, sua estrutura vai apresentar quem foi Maria Montessori, seu método, e o que preconizava a respeito do desenvolvimento infantil: A Vida Prática e o segmento de Graça e Cortesia. Também descreve como aplicar 3 atividades de Graça e Cortesia, analisar e relatar experiências vivenciadas dentro de uma escola que aplica o método e, por fim, avaliar atitudes, benefícios e habilidades sociais desenvolvidas nas crianças na atualidade. Os métodos de abordagem escolhidos foram o hipotético-dedutivo e o dialético. A sociedade vive em constante mudança, algo estudado e analisado hoje, pode ser diferente no futuro. O método de procedimento adotado foi o Histórico, envolvendo o que Maria Montessori preconizava como comportamento ideal das crianças, percebendo se este método ainda pode ser atual e utilizado nos dias de hoje. A técnica de pesquisa adotada foi através de descrição, análise e experiências vivenciadas com atividades de graça e cortesia. Com base nestas metodologias e técnica de pesquisa adotadas, o problema e hipóteses aqui apresentados poderão ser respondidos por meio de análise com base em experiência vivida e relatada sobre as atividades descritas, tendo como objetivo final a relação de empatia criada entre as crianças.


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