O DIREITO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA REGULAR

Alice da Silva, Andrea da Silva Sampaio, Alcio Manoel de Sousa Figueiredo, Dalton Tadeu Reynaud dos Santos

Resumo


RESUMO: Para inserção  da Síndrome de Down (SD) no  currículo tradicional, é necessário tanto uma reforma de natureza  paradigmática  como também na programática, pois não adianta discutir e repensar nos paradigmas vigentes se depois do sistema educacional continua trabalhando da mesma forma, com os mesmos programas, projetos e currículos educacionais fragmentados  e desafiados  da realidade (SILVA 2004). Construção de sistemas educacionais inclusivos  é um desafio   na organização das escolas e classes especiais que  passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola comum para que receba todos os alunos e atenda suas especificidades e promova a melhoria da qualidade da educação, configurando-se em resposta às diferentes situações que levam à exclusão escolar e social do  aluno com  síndrome de  Down .Este  artigo teve como objetivo contribuir  para reflexão do processo de inclusão da criança com Síndrome de Down. Metodologia utilizada consiste na revisão bibliográfica para definir a  linha limítrofe da pesquisa, neste sentido foi utilizado   material baseado em artigos, teses  e livros, sendo realizado a busca no período  de 1999 a 2017 por revisões de literaturas nas principais bases de dados nacionais (Scielo e Lilacs), independente do ano de publicação.


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