MULTICULTURALISMO: MULTIPLAS CULTURAS NA SALA DE AULA

Maria Cecília Marins Oliveira, Victor Hugo Baluta, Janaína Aparecida Andrade, Jeovana Aparecida Andrade

Resumo


A pesquisa objetiva analisar como o Multiculturalismo influencia e contribui para a Educação, tendo em vista a importância da aceitação de pessoas de ambientes culturais diversos, considerando a nossa convivência em uma sociedade preconceituosa e hierárquica, em seus modos de pensar e agir. Movimentos sociais e mídia promovem liberdades e, ao mesmo tempo, apontam diferenças e falta de fronteiras nos relacionamentos sociais. Neste século XXI, a globalização aproxima indivíduos, através dos processos de interdependência das economias, embora não propicie a aproximação e a aceitação social entre todos. As manifestações preconceituosas e de exclusão, na contemporaneidade, estão implícitas na incapacidade de romper com as desigualdades econômicas e com as relações de exploração próprias da sociedade capitalista atual, que impõem distância entre os cidadãos a partir de suas vulnerabilidades financeiras ou não. Acredita-se ser necessário desmistificar a existência de “padrões certos” ou “errados”, ser “eclético” ou “na moda”, conforme a mídia atual, bem como eliminar o pré-conceito, o egoísmo e as desigualdades sociais e econômicas, que atingem o ser humano independente de cor ou etnia. Ao longo das gerações desenvolveu-se um conceito que classifica o Brasil como “país do multiculturalismo”, embora se perceba que a educação de crianças e jovens descuida-se da ética ‘de ser e estar no mundo’, reproduzindo desigualdades e problemas no sistema de educação, uma vez que não basta conviver com a diferença, mas, sim, aprender a respeitar as diferenças culturais.

CÓDIGO DOI: 10.18835/1806-6771/juridica.uniandrade.n25v2p1372-1395


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