OUVIDORIA, INSTRUMENTO PARA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PREFEITURA DE CAMPO LARGO/PR

Maria Cecília Marins de Oliveira, Marilei Bulow

Resumo


O estudo a respeito da Ouvidoria procurou trazer aspectos de ordem geral sobre o surgimento deste instrumento em antigas civilizações que chega aos dias modernos com objetivos semelhantes, quais sejam o de ter conhecimento pelas administrações públicas das manifestações do povo. O trabalho visa conhecer o instituto, sua origem, disseminação entre governos e a introdução desta sistemática nas administrações públicas no Brasil, nos serviços, federal, estadual e municipal, tendo por base legislações específicas. No serviço municipal, em particular, no Município de Campo Largo, objetivou-se conhecer a implantação do serviço e os resultados obtidos ao disponibilizar um meio de comunicação entre população e administração pública. O método empregado foi o da pesquisa bibliográfica, impressa e virtual, buscando selecionar dados bibliográficos mais relevantes que permitissem construir o desenvolvimento do instituto no Município. Os resultados revelaram o atendimento municipal aos reclamos populares e às exigências no cumprimento de promessas de campanha, conforme possibilidades do erário público. A Ouvidoria vem desempenhando papel importante, como mediadora entre os interesses do cidadão e os gestores públicos, pois coloca a população em contato com o poder público, concorrendo para uma administração mais democrática.


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