A INDISCIPLINA E A AGRESSIVIDADE NA SALA DE AULA

Maria Cecília Marins de Oliveira, Ana Maria Cordeiro Vogt, Ana Cristina Rudy

Resumo


A pesquisa propôs-se a estudar as causas que originam os comportamentos indesejáveis, no meio escolar, que podem ser atribuídos a problemas de ordem familiar ou de mudanças na estrutura familiar, bem como de relações no ambiente da escola. O objetivo é o de compreender as diferentes formas que são percebidas a indisciplina e a agressividade, frente às relações professor-aluno e aluno-aluno, em sala de aula. A metodologia contou com a revisão de literatura, selecionando autores que fundamentaram a pesquisa, e o emprego do método qualitativo, com a aplicação das técnicas de observação e aplicação de questionários. A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, da Região Metropolitana de Curitiba, na Cidade Industrial, com a participação de 16 dos 25 professores. O recorte realizado focalizou alunos de 8ª série e 1º ano do Ensino Médio, totalizando a participação de 41 alunos., constatando-se o descompasso entre o discurso dos participantes, notadamente alunos, e as ações em sala de aula. A análise do material sinalizou aspectos relacionados às causas de indisciplina e agressividade, no meio familiar, escolar e na sociedade em geral.

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