ASSISTÊNCIA EMERGENCIAL À VITIMAS PEDIATRICAS DECORRENTE DE ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICO

LOEDI DOS SANTOS PIRES, MARCIA TEREZINHA DOS SANTOS, ALICE DA SILVA, WELLINGTON FERNANDO DA SILVA FERREIRA, ELIA MACHADO DE OLIVEIRA

Resumo


Introdução: A contemporaneidade evidencia o aumento da violência por acidente de transito. No serviço de urgência e emergência o enfermeiro deve apresentar conhecimento e ser capaz de tomar decisões rápidas no que diz respeito ao diagnóstico, tornando-se mediador da assistência diminuindo assim o risco de morte na criança. Objetivo: Descrever a assistência prestada em serviços de emergência à vítimas pediátricas decorrente de acidentes de transito. Materiais Métodos: Trata-se de um estudo descritivo exploratório com análise qualitativa através de uma revisão sistemática de literatura, realizado buscas de estudos em periódicos nacionais nas bases: Scielo, Lilacs, Bireme, Bvs, publicados entre os anos de 2014 ao primeiro semestre de 2018. Resultados: As atribuições do enfermeiro na emergência pediátrica em decorrência de acidente de transito, atualização e melhoria das técnicas utilizadas em pacientes graves e a sensibilização dos profissionais quanto ao cuidado humanizado, protocolos que direcionem essa assistência, cuidado prestado de forma adequada possibilita diminuição dos casos de morte, de danos tanto físicos quanto emocionais para a criança e sua família, minimizando a permanência dos pacientes no ambiente hospitalar. Conclusão: Os resultados encontrados através da análise dos artigos em revisão proporcionam e cooperam a realização de novas reflexões acerca da temática, especialmente no tocante ao profissional de enfermagem e instituições de saúde, visando qualidade e excelência no cuidado ao paciente pediátrico decorrente de acidente de transito.

Palavras-Chave: Pediatria, Acidentes de Transito, Atendimento de Emergência, Enfermagem.


Referências


Brasil, Ministério da Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por acidentes e violências. Brasília; 2016.

Melo, Elza Machado; Podemos prevenir a violência. Elza Machado Melo/ Brasília: Organização Pan-|Americana da Saúde, 2010. 278 p.: il. Série: Promoção de Saúde e Prevenção da Violência.

Bertoncello, K. C. G; Cavalcanti, C. D. K, Ilha, P. Diagnósticos reais e proposta de intervenções de enfermagem para os pacientes vítimas de múltiplos traumas. Rev. Eletr. Enf., v. 15, n. 4, p. 905-14, 2013.

Santos, BR. Escuta de crianças vítimas de abuso sexual no âmbito jurídico: uma revisão crítica da literatura. Paidéia, v. 18, n. 40, 2008.

Czerwonka. M. Trânsito continua sendo a principal causa de morte acidental de crianças no Brasil.portl DO TRANSITO,2016.

Françoia, A. cidente/Acidente de trânsito de Aristóteles à TAC. Revista Letras, v. 95, 2017.

Soares, VFR., Dantas DV., Dantas RAS., Cotsa IKF., Leite JEL. Atuação do enfermeiro no atendimento à criança vítima de trauma: revisão de literatura. Revista Cultural e Científica do UNIFACEX. V. 13, n. 1, 2015

Taveira, RPC. Atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar de emergência /. – Niterói: 2011.

Traad EM; Freitas A.; Neto UA Detran/PR. Anuário Estatístico 2016. Curitiba 2016.

Lamb, FA., Beck, CLC., Coelho, ALP., Bublitz, S., Aozanel, F., Freitas, PH. Estratégias defensivas de trabalhadores de enfermagem de pronto socorro pediátrico. Rev Rene [internet]. 2017 18(4), 453-60.

Casarolli, ACG., Eberhardt, TD., Nicola, AL., Fernandes, LM. Nível de complexidade assistencial e dimensionamento de enfermagem no Pronto-Socorro de um hospital público. Revista de Enfermagem da UFSM, 20155(2), 278-285.

Lima, LR., Rodrigues, AA., Sampaio, MP., da Silva, NSA., Matias, MEP., Pereira, HCV. Assistência de enfermagem à criança com síndrome nefrótica corticorresistente em cuidados no pronto socorro infantil. In 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014.

Custódio, AB., Monteiro, ATA., da Silva, GK. Assistência de enfermagem no atendimento à criança em serviço de urgência e emergência: uma revisão bibliográfica. Simpósio de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. 2017.

Menegotto, M., Buratti, CR., Almeida, VMD., Piva, JP., Santana, JCB., Lago, PMD. Estudo de movimentos de pacientes em uma unidade de emergência pediátrica de hospital universitário. Clinical and biomedical research. Porto Alegre. 2015.

Ribeiro, DFS., Couto, P., Silva, APPD., Almeida, VMD., Lago, PMD., Piva, JP., Santana, JCB. Indicadores de desempenho de uma unidade de emergência pediátrica de hospital universitário. Clinical and biomedical research. Porto Alegre. 2015.

Vale, APF., da Silva, VR., Mendonça, BDOM., Barros, EJ., de Miranda Mota, R., de Carvalho Oliveira, VC., & Nogueira, DS. Caracterização do perfil de atendimento no serviço de emergência pediátrica de um hospital no interior de goiás. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, 2016;8(4).

VC., Nogueira, DS. Caracterização do perfil de atendimento no serviço de emergência pediátrica de um hospital no interior de goiás. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, 2016;8(4).

Buboltz, FL., da Silveira, A., Neves, ET., da Silva, JH., de Carvalho, JS., Zamberlan, KC. Percepção de familiares sobre sua presença ou não em situação de emergência pediátrica. Texto & Contexto Enfermagem, 2016;25(3), 1-8.

Barreto, M., Ferraz Teston, E., Grava Miranda, J., de Oliveira Arruda, G., Amancio de Souza da Silva Valsecchi, E., Silva Marcon, S. Percepção da equipe de enfermagem sobre a função do enfermeiro no serviço de emergência. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, 2015;16(6).

Vasconcelos, MM., Vasconcelos, LG., Brito, AR. Avaliação do déficit motor agudo no ambiente de pronto socorro pediátrico. Jornal de Pediatria, 2017;93(1),26-35.

Silva, IKM., Leandro, JM., Amaral, LEF., Silva, ACA., Marçal, MLP., Fantinati, AMM. Análise de pacientes de 0 a 12 anos atendidos no Pronto Socorro para Queimaduras de Goiânia em 2011 e 2012. Rev Bras Queimaduras, 2015;14(1),14-7.

Au, CC., Branco, RG., Tasker, RC. Protocolos de manejo de estado de mal epiléptico no pronto socorro pediátrico: análise sistemática. Jornal de Pediatria, 2017;93(1),84-94.

Galvão, CM., Sawada, NO., Trevizan, MA. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Revista Latino-americana de enfermagem, 2004;12(3), 549-556.

Silva, LCC., de Araújo Dias, MS., Brito, MDCC., de Oliveira Neto, JG. Cuidado da equipe de enfermagem na emergência pediátrica: revisão integrativa. Sanare-Revista de Políticas Públicas, 2017;16(1).

Guimarães Neves, F., Rezende Montenegro Medeiros de Moraes, J., Melão Morais, RDC., Vignuda de Souza, T., Leão Ciuffo, L., dos Santos Oliveira, IC. O trabalho da enfermagem em emergencia pediatrica na perspectiva dos acompanhantes. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, 2016;20(3).

Santos, EB. Parada e Reanimação Cardiopulmonar em Criança: atuação da equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica em hospital público de Vitória da Conquista–Bahia. Id on Line revista de psicologia, 2018;12(39), 410-431.

Macedo, TR., Rocha, PK., Tomazoni, A., de Souza, S., Anders, JC., Davis, K. Cultura de segurança do paciente na perspectiva da equipe de enfermagem de emergências pediátricas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2016;50(5), 757-763.

Azevedo, MG., Araújo, RDC., Rolim, iltp., da silva, pca., ferro, ta. f. diagnósticos de enfermagem em pacientes pediátricos hospitalizados segundo a taxonomia nanda-I: revisão integrativa. revista uningá, 2018;55(1), 101-110.

Piva, JP., Lago, PM., Garcia, PCR. Emergência pediátrica no Brasil: a consolidação da área de atuação para o pediatra. Jornal de Pediatria, 2017;93(1), 68-74.

de Oliveira, JIQ., de Omena, LRC., Bezerra, MVC., de Oliveira, RFL., & de França, AMB. Características Do Atendimento Pré-Hospitalar Em Crianças Politraumatizadas. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-unit-alagoas, 2018;4(3), 53.

Brasil. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Acolhimento e Classificação de Risco nos Serviços de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

Pires MRGM, Göttems LBD, Cupertino TV, Leite LS, Vale LRD, Castro MAD, et al. A utilização dos serviços de atenção básica e de urgência no sus de belo horizonte: problema de saúde, procedimentos e escolha dos serviços. Saúde Soc (São Paulo). 2013; 22(1): 211- 22.

Araújo, EM., & de Ataíde, MA. Serviço Social: intervenção em um hospital de urgência e emergência diante da rede de atenção ao paciente jovem vítima de violência urbana. Tempus Actas de Saúde Coletiva, 2018;11(2), 68-87.

Silva, JH., Buboltz, FL., da Silveira, A., Neves, ET., de Lourdes Portela, J., Jantsch, LB. Permanência de familiares no atendimento de emergência pediátrica: percepções da equipe de saúde. Revista Baiana de Enfermagem‏, 2017;31(3).

Souto, RMCV., Barufaldi, LA., Nico, LS., & freitas, mgd.. perfil epidemiológico do atendimento por violência nos serviços públicos de urgência e emergência em capitais brasileiras, viva 2014. ciência & saúde coletiva, 2017;22, 2811-2823.

Alves, MG., de Fátima Pereira, R, Araujo, SA., Santos, WM., Pereira, VOS., & Silva, AT. O papel do enfermeiro na unidade de urgência e emergência. Revista Eixos Tech, 2018;5(1).

Kolhs, M., Olschowsky, A., Barreta, NL., Schimerfening, J., Vargas, RD., & Busnello, G. FA enfermagem na urgência e emergência: entre o prazer e o sofrimento. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. Rio de Janeiro. Vol. 9, n. 2 (abr./jun. 2017), p. 422-431.

da Cruz, MC., de Camargo, RP., Ferreira, AS., Borges, MT., da Cruz, MCC., & Simonato, LE. Conhecimentos sobre o serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) da população de três municípios com realidades distintas. Archives Of Health Investigation, 2017;6(6).

De oliveira, wa., brandão, ec., dos reis, mcg., & della giustina, FP. (2017). a importância do enfermeiro na evolução do atendimento pré-hospitalar no brasil. revista de enfermagem da faciplac, 2(2).

Balsero sales, c., bernardes, a., gabriel, cs., de fátima paiva brito, M., almeida de moura, A., & zanetti, ACB. protocolos operacionais Padrão na prática profissional da enfermagem: utilização, fragilidades e potencialidades. revista brasileira de enfermagem, 2018;71(1).

Da silva oliveira, ad., guimaraes, mdso., de morais, er., neta, fl. a., & cordeiro, eco. segurança do paciente: experiência do Serviço de Atendimento móvel de urgência. revista prevenção de Infecção e Saúde, 2018;3(4).

Silva, M. De FN. Et al. Protocolo de avaliação e classificação de risco de pacientes em unidade de emergência. Rev. Latino-Americana de Enfermagem. 2014, mar.-abr.; v.22, n.2, p:218-2


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.