PERFIL PEDAGÓGIC0 E JURÍDICO, NO CONTEXTO DA ÁREA ACADÊMICA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

Alcio Manoel de Sousa Figueiredo, NEUZA MARIA DE MELLO GONÇALVES

Resumo


: Professor, palavra sublime, de real significado, no magistério superior e na mobilização da arte do saber, em conhecimentos científicos, no contexto da humanização e da ética profissional. O objetivo do presente tema, foi documentar sobre a carreira do docente universitário e na capacidade de transmitir e interagir com os acadêmicos em sala de aula. A documentação da metodologia científica apoia-se no referencial bibliográfico descritivo e exploratório, do Scielo Brasil, Periódicos Capes e Biblioteca Digital Brasileira. Justifica-se o presente tema, as informações pertinentes à formação acadêmica do professor, no processo da arte de ensinar. Os resultados viabilizam os níveis e cargos das atividades do Professor concursado, explanando à atuação do docente e seus deveres, na relação pedagógica com seus discentes.  Conclui-se que o presente tema, apresentou as etapas e níveis do profissional universitário, desde as denominações de Auxiliar até ao Professor Titular, em regime de trabalho, contextualizando à valorização do “Mestre” de todas as profissões, no procedimento estratégico de aprendizagem flexível e abrangente, inserindo os acadêmicos em níveis cultural, econômico, social e emocional.


Referências


PLATÃO AC. A República. 2008; 2 ed. São Paulo: MARTIM CLARET, 320p

KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2010.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.2010; São Paulo :Saraiva, 175p.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento Científico. São Paulo; Atlas. 2000.

GONÇALVES, Neuza Maria Ferraz de Mello. Métodos e Normas de Pesquisa Científica no contexto de aprendizagem dos trabalhos de conclusão de curso.2013; 1ed., Curitiba: SERGRAF, 129p.

DEWEY, J Experiência e Educação. 1978, 2 ed. São Paulo: Melhoramentos.

BUNZEN JR., Clecio dos Santos, MENDONÇA, Márcia R. S.; MANSUTTI, Maria Amábile; VALADÃO, Marina Marcos; CATELLI JR, Roberto; GIANSANTI, Roberto. Direitos e participação. São Paulo: Global, 2009b, 416p.

SALOMON, DV. Como fazer uma monografia: elementos de metodologia do trabalho científico.1974, 6 ed. Belo Horizonte: INTERLIVROS

SALVADOR, AD. Métodos e Técnicas de Pesquisa Bibliográfica: elaboração e relatórios de estudos científicos. 1971; Porto Alegre: 2d. Sulina. Editora, 236p.

KATO, D. S; KAWASAKI, C. S. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011.

MARCONI MA, LAKATOS EM. Fundamentos da Metodologia científica. 2003; 5 ed. São Paulo: Atlas- S.A. 157p.

PEREIRA, JCR. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais.2004, 3. ed. São Paulo: Edusp; Fapesp, 156p.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.