ENTRE VIVER E CONTAR: A CRIAÇÃO DE UM “ESPAÇO AUTOFICCIONAL” NA OBRA DE SALIM MIGUEL

Ana Cláudia de Oliveira da Silva

Resumo


O presente trabalho consiste em um estudo da obra ficcional de Salim Miguel, centrado nas diferentes estratégias de figuração de si utilizadas com vistas a embaralhar as fronteiras entre vida e obra. No intuito de refletir sobre como isso se dá, selecionamos seis obras representativas: A morte do tenente e outras mortes (1979), A vida breve de Sezefredo das Neves, poeta (1987), Primeiro de abril: narrativas da cadeia (1994), Onze de Biguaçu mais um (1997), Nur na escuridão (1999) e Reinvenção da infância (2009), nas quais sobressaem aspectos que apontam para a necessidade premente de debater a presença incômoda do autor em seu texto. A partir dessa perspectiva analítica, objetivamos refletir sobre a criação de um “espaço autoficcional” na obra de Salim Miguel como lugar de encontro do ficcionista/colecionador de histórias com a sua própria experiência e, igualmente, lugar de recriação dessa experiência limiar entre o “ato de viver” e o “ato de contar”.

Palavras-chave: Escritas de si. Autoficção. Figuração de si. Colecionador. Salim Miguel.

 

 


Referências


ARENDT, H. Ação. In: _____. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

ARFUCH, L. El espacio biográfico. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2007.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BARTHES, R. A morte do autor. In: O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: AMADO, J.; FERREIRA, M. de M. Usos e abusos da história oral. 8ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p.183-191.

BULHÕES-CARVALHO, A. Mª. de. O outro como si mesmo: Stanislavski e a alterbiografia. Revista O Teatro Transcende, v. 18, n. 1, 2013, p. 03-18. Disponível em:

article/view/3814>. Acesso em: 30 ago. 2017.

CANDIDO, A. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 2003.

CORNEJO POLAR, A. Una heterogeneidad no dialéctica: Sujeto y discurso migrante en el Perú contemporáneo. Revista Iberoamericana, v. LXII, n. 176-177, p. 837-844, jul./dez., 1996.

DE MAN, P. La autobiografia como desfiguración. In: LOUREIRO, Ángel (Org.). La autobiografia y sus problemas teóricos: estudios e investigación documental. Barcelona: Editorial Anthropos, 1991.

DOUBROVSKY, S. Fils. Paris: Galilée, 1977.

______. O último eu. In: NORONHA, Jovita Maria Gerheim (Org.). Ensaios sobre a autoficção. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

FOSTER, H. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

FOUCAULT, M. O que é um autor? In: Ditos & Escritos III. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GENETTE, G. Palimpsestos. A literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.

HANCIAU, N. Entre-lugar. In: FIGUEIREDO, Eurídice (Org.). Conceitos de literatura e cultura. Niterói: EdUFF; Juiz de Fora: EdUFJF, 2010.

HOHLFELDT, A. A literatura catarinense em busca da identidade: o conto. Porto Alegre: Movimento; Brasília: INL, Fundação Nacional Pró-Memória, 1985.

LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

MELLO, A. Mª. L. de. Memórias e traços identitários em Nur na escuridão. Organon, Porto Alegre, v. 29, n. 57, p.171-183, 2014.

MIGUEL, S. A morte do tenente e outras mortes. Rio de Janeiro: Edições Antares; Brasília: INL, 1979.

______. A vida breve de Sezefredo das Neves, poeta. 2ª ed. revista. Rio de Janeiro: Record, 2005.

______. Nur na escuridão. 4ª ed. Rio de Janeiro: Top Books, 2004.

______. O castelo de Frankenstein: anotações sobre autores e livros. v.2. Florianópolis: Ed. Lunardelli; Editora da UFSC, 1990.

______. Onze de Biguaçu, mais um. Florianópolis: Insular, 1997.

______. Primeiro de abril: narrativas da cadeia. Rio de Janeiro: José Olympio; São Carlos: EDUFS-Car, 1994.

______. Reinvenção da infância: romance. Osasco, SP: Novo Século Editora, 2011.

______. Variações sobre o livro. São Carlos/SP: Editora da UFSCar, 1998.

POZUELO YVANCOS, J. Mª. Figuraciones del yo en la narrativa: Javier Marías y E. Vila-Matas. Salamanca: Ensayos literarios Cátedra Miguel Delibes, 2010.

SOUZA, E. M. de. Janelas indiscretas: ensaios de crítica biográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

TESSEROLLI, M. Passeio pela vida breve do poeta Sezefredo das Neves. Entretecendo história e literatura. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

ZIZEK, S. Bem-vindo ao deserto do real! Cinco ensaios sobre o 11 de setembro e datas relacionadas. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

DOI: 10.5935/1679-5520.20180002


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .