A MORTE EM TRÂNSITO: DAS PRIMEIRAS IMAGENS A HERBERTO HELDER

Fernando Velasco

Resumo


O ensaio enquadra a poesia de Herberto Helder em reflexões alargadas sobre as relações entre as noções e imagens de morte. Para tanto, analisa-se o trânsito da morte através das imagens de diferentes artes, meios e culturas. Dessa forma, designa-se os elos estabelecidos com a morte por diferentes tipos de imagem como pontos de vista privilegiados para a análise crítica da poesia de Herberto Helder, em que é central a questão morte-imagem. Ao interrogar uma obra literária em perspectivas tanto intermidial quanto transmidial, evidenciamos que na circulação da morte através de imagens distintas, há inúmeras variações, mas algo permanece.

Palavras-chave: Morte. Imagem. Poesia. Intermidialidade. Transmidialidade.  Herberto Helder.

 


Referências


AGAMBEN, G. “Difference and Repetition: on Guy Debord's Films”. Trans. Brian Holmes. Guy Debord and the Situationist International. Ed. Tom McDonough. Cambridge, Mass: MIT Press, 2002, 313-19.

BARTHES, R. A câmara clara – notas sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BELLOUR, R. “The Film Stilled”. Câmera Obscura, n. 24, p. 98-123,1991.

BELTING, H. Antropologia da imagem. Trad. Arthur Morão. Lisboa: KKYM, 2014.

BLOOM, H. “The Visionary Cinema of Romantic Poetry”. Essays for S. Forster Damon. (Eds.) Alvin H. Rosenfeld et al. Providence: Brown UP, 1969, p. 18-35.

DELEUZE, G. A imagem-tempo. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1991.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GAGNEBIN, J.M. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

GUSMÃO, M. Tatuagem e palimpsesto. Lisboa: Assírio &. Alvim, 2010.

LOPES, S. R. A inocência do devir. Lisboa: Vendaval, 2003.

MARTELO, R. M. Os nomes da obra: Herberto Helder ou o poema contínuo. Lisboa: Documenta, 2016.

_______. “Acção, poema”. Translocal – Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n. 2, 2018, s.p.

MITCHELL, W.J.T. Picture Theory. Chicago e Londres: The University of Chicago Press, 1994.

NANCY, J. L. Au Fond des Images. Paris: Galilée, 2003.

HELDER, H. Photomaton & Vox. Rio de Janeiro: Tinta da China, 2017.

¬_______. Poemas Completos. Rio de Janeiro: Tinta da China, 2017a.

RAJEWSKY, I. “Intermidiality, Intertextuality and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality”. Intermédialités, v. 6, p. 43-64, 2005

_______. “Le terme d’intermédialité en ébullition: 25 ans de débat”. Intermédialités, Paris, SFLGC, 2015, p. 19-54.

RANCIÈRE, J. O destino das imagens. Trad. Luís Lima. Lisboa: Orfeu Negro, 2011.

SAUVAGNARGUES, A. “L’image: Deleuze, Bergson et le cinéma”. L’image. (Org.) Alexandre Schnell. Paris: Virin, 2007, p. 157-175.

DOI: 10.5935/1679-5520.20180020


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .