INFÂNCIA COMO INSTÂNCIA POÉTICA NA PROSA DE MIA COUTO.

Dilma Beatriz Rocha Juliano

Resumo


O ensaio propõe-se a refletir sobre noções de infância apercebidas em A menina sem palavras (2013), de Mia Couto, buscando afirmar a infância como instância poética e não cronológica. Trata-se de operar com a noção de que é no estado infantil que o espírito está livre para criar, liberando novas possibilidades de significados de mundo (Walter Benjamin). E, também, lidar com a concepção de que na infância é próprio profanar a linguagem e as estruturas dos usos já consagrados (Giorgio Agamben). Em Mia Couto, a prosa é evocação poética sem desprender-se da densa vida colonizada, oprimida e, por vezes, invisível nos países na periferia do capital. Infância é política do pensar e do fazer. Literatura e política, assim, prefiguram uma noção de infância em Mia Couto.

Palavras-chave: Infância. Linguagem poética. Política. Mia Couto

 


Referências


AGAMBEN, G. Infância e história. Destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

______. Profanações. Trad. Selvino Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

______. Ideia da prosa. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Summus, 1984a.

______. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. 7.ed. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BUCK-MORSS, S. Dialética do olhar: Walter Benjamin e o projeto das Passagens. Trad. Ana Luiza de Andrade. Chapecó (SC): Argos, 2002.

COUTO, M. A menina sem palavras. Histórias de Mia Couto. São Paulo: Boa Companhia, 2013.

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO. Mia Couto afirma que, em criança, imaginava que todo adulto fosse poeta. 2015. Disponível em: Acesso em: 25 mar. 2018.

HUIZINGA, J. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2001.

DOI: 10.5935/1679-5520.20180041


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .