PROCURA DO ROMANCE, DE JULIÁN FUKS: O ESCRITOR COMO OBJETO DE SI

Vera Lopes Silva

Resumo


Este estudo trata das vozes discursivas encarnadas nas figuras do narrador e do autor, na obra literária brasileira contemporânea Procura do romance (2012), de Julián Fuks. Inquietas, projetam-se nessas categorias, sem nelas se fixarem. Atuam sempre em deslocamentos, como se fossem impulsionadas para o entendimento de si, embora de forma fugidia, instável. Assim, pela impermanência em que se colocam, é revelado um embaraço, um dilema, um mal-estar quanto à sua existência, problema que se apresenta sob certa aura de fascínio, cuja resolução se dá na escrita e pela construção da escrita. Alguns traços distintivos ilustram, especialmente, a produção de Fuks: a voz discursiva ligada ao fazer literário; a desconfiança desse sujeito quanto a si mesmo, relativamente a essa ligação; o deslocamento, físico ou mental, desse ser discursivo, como aventura (in)voluntária para o deciframento de si; a metalinguagem intrincada ao discurso dessa voz como linguagem-objeto.

Palavras-chave: Vozes discursivas. Narrador. Escritor. Metaficção.

 


Referências


ADORNO, T. W. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades, 2003.

ANDRADE, C. D. de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.

BENJAMIN, W. O autor como produtor. In: ______. Magia, técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 120-136.

FUKS, J. Procura do romance. Rio de Janeiro: Record, 2011.

TEZZA, C. O espírito da prosa: uma autobiografia literária. Rio de Janeiro: Record, 2012.

DOI: 10.5935/1679-5520.20180032


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .