PARTICULARIDADES DA AVAREZA EM O AVARENTO, DE MOLIÈRE

Maricélia Nunes dos Santos

Resumo


Este texto consiste no estudo da comédia O avarento, de Molière, considerando-se o diálogo que a construção da personagem avarenta na referida peça estabelece com outras personagens do tipo. Adotam-se como fundamentação teórica os estudos de Bakhtin (1999) acerca do riso, além de outros aportes teóricos e críticos de valia para o entendimento das especificidades da produção artística de Molière.

Palavras-chave: Personagem avarenta. Cômico. Molière.

 


Referências


ADRADOS, F. R. La comedia aristofánica. In: ARISTÓFANES. Las avispas. La paz. Las aves. Lisístrata. Madrid: Editora Nacional, 1981.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi. 4. ed. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da UnB, 1999.

BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

FREITAS FILHO, J.F.M. de. De avareza e avarentos: o tema da sovinice em Plauto, Molière e Suassuna. Moringa: artes do espetáculo, João Pessoa, PB, v. 3, n. 2, jul. /dez. 2012.

MOLIÈRE, J. B. P. O avarento. O senhor de Pourceaugnac. Tradução de António Manuel Couto Viana. Lisboa: Editorial Verbo, 1971.

PLAUTO. Aulularia. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.

PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1985.

SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca. O casamento suspeitoso. 3. ed. Ilustração de Zélia Suassuna. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

DOI: 10.5935/1679-5520.20170020


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .