PERSPECTIVAS INTERMIDIÁTICAS EM ARTEMÍSIA, DE MERLET

Miriam de Paiva Vieira

Resumo


De acordo com Griselda Pollock (2005), a indústria de ficção sobre artistas – romances e filmes sobre obras de arte e seus autores – é um fenômeno crescente desde a última década do século XX. Muitos são os produtos culturais inspirados pela vida e obra da pintora caravagista italiana Artemisia Gentileschi (1593-1652). Apesar da qualidade de suas telas, o ponto de partida da grande maioria desses enredos é o fato de que ela foi estuprada por seu tutor, Agostino Tassi. O objetivo deste artigo é discutir o cruzamento de fronteiras entre a pintura e o cinema no filme do tipo biopic Artemisia (1997), dirigido por Agnès Merlet. Para tal, vou me valer dos estudos teóricos propostos por Clüver, Diniz, Moser e Pethő.

Palavras chave: Artemísia Gentileschi. Biopic. Intermidialidade.

 


Referências


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DOI: 10.5935/1679-5520.20160009


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