A GLORIOSA FAMÍLIA, DE PEPETELA: O OUTRO LADO DA HISTÓRIA

Ana Paula Franco Nobile Brandileone

Resumo


A literatura africana confunde-se com a sua história, por isso, e não por acaso, abre-se como espaço de discussão sobre a condição colonial e sobre a construção da identidade dos povos africanos. Em A gloriosa família: o tempo dos flamengos (1997), Pepetela articula ficção e a história da sociedade angolana, do ponto de vista de um narrador-personagem que, embora desprovido de nome e de voz (mudo), subverte o discurso do poder colonial, compondo uma paródia da história oficial que põe em evidência a identidade angolana.

Palavras-chave: A gloriosa família: o tempo dos flamengos. Ficção e história. História oficial e não oficial. Identidade angolana.

 

Referências

ABDALA JR, B.; PASCHOALIN, M. A. História social da literatura portuguesa. 3. ed. São Paulo: Ática, 1990.

BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (orgs). Teoria e crítica pós-colonialista. In: Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: EDUEM, 2005a.

BONNICI, T. Conceitos chave da teoria pós-colonial. Maringá: EDUEM, 2005b.

CHAVES, R. A formação do romance angolano. São Paulo: Via Atlântica, 1999.

LEITE, A. M. Janus-narrador em A gloriosa família de Pepetela, ou o poder profético da palavra narrativa. In: CHAVES, R.; MACÊDO, T. (orgs). Portanto... Pepetela. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

MELLO, C.J. de A. Discurso social, história e política no romance histórico contemporâneo de língua portuguesa: Leminski, Lobo Antunes e Pepetela. 286 f. Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista, Assis, 2005.

PEPETELA. A gloriosa família: o tempo dos flamengos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

TEIXEIRA, V. M. B. A gloriosa família: o tempo dos flamengos. In: CHAVES, R.; MACÊDO, T. (orgs). Portanto... Pepetela. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

VIEIRA, L. Luanda: estórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

 

 

DOI: http://dx.doi.org/10.18305/1679-5520/scripta.uniandrade.v11n2p42-53


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .