BRÁS CUBAS, O AUTOR-ZUMBI DE MEMÓRIAS DESMORTAS

Verônica Daniel Kobs

Resumo


Este artigo objetiva considerar as narrativas sobre zumbis como formas deexpressão do gótico na sociedade e na arte contemporâneas. Com essa finalidade, aobra Memórias desmortas de Brás Cubas, de Pedro Vieira, será analisada comparativamenteao romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Na análise, serãoutilizados, principalmente, os pressupostos teóricos de Linda Hutcheon e de ZygmuntBauman, para discutir as questões da paródia e da identidade cultural contemporânea,respectivamente. Além disso, este estudo irá relacionar o exagero da estética trash e ainserção dos zumbis na narrativa às características da paródia e do cinema (arte queconsolidou os zumbis nas histórias de horror), em razão de esses serem elementoschavena adaptação do clássico realista.

Palavras-chave: Zumbis. Literatura. Paródia. Identidade cultural. Sociedadecontemporânea.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.18305/16795520/scripta.uniandrade.v12n2p9-29


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