“UM DIA EU DEIXAR DE GOSTAR DE VOCÊ, BEM, TU ME MATA?” UMA ANÁLISE DAS PERSONAGENS PROSTITUTAS DAS OBRAS DÃO-LALALÃO E A ESTÓRIA DE LELIO E LINA, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA

Gabriela Szabo

Resumo


O objetivo desse trabalho é analisar a imagem construída da prostituição nas obras Dão-Lalalão (o devente) e A estória de Lélio e Lina, contos da obra Corpo de Baile (1956) de João Guimarães Rosa. Será um trabalho sinuoso, pois se tentará apanhar os significados que estão por debaixo dos fatos banais que são contados pelos narradores, ou até mesmo, por de trás de suas omissões: sob uma camada de cordialidade há uma crueldade gerada pelo preconceito de gênero e de cor. Tentaremos demonstrar como a idealização do mundo da prostituição construída por esses narradores e personagens, nas duas obras, serve de azeite para as engrenagens do mundo da opressão patriarcal, que tem como centro de recreação o prostíbulo.

PALAVRAS-CHAVE: Patriarcalismo. Prostituição. Mulher.

 


Referências


FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Difel, 1972.

FREYRE, G. Sobrados e mucambos. Rio de Janeiro: Record, 2000.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

ROCHA, W. D. L.; CARRIÇO, B. Corpos dóceis do Pinhém: uma leitura foucaultiana do poder em “a estória de Lélio e Lina”. Zunái – Revista de Poesia e Debates, 2016. Disponível em: http://zunai.com.br/post/69382023215/perisc%C3%B3pio-6. Acesso em: 18/07/2016.

RONCARI, L. O Brasil de Rosa: o amor e o poder. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

ROSA, J. G. Noites do sertão. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1967.

ROSA, J. G. No Urubùquaquá, no Pinhém. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1969.

DOI: 10.5935/1679-5520.20160029


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .