INTERTEXTUALIDADE EM INTO THE (SHAKESPEAREAN) WOODS, DE MYA GOSLING

Rebeca Pinheiro Queluz

Resumo


Este artigo visa analisar as relações intertextuais presentes na série de quadrinhos intitulada Into the (Shakespearean) Woods, de Mya Gosling, produzida no final de 2014. O texto da quadrinista dialoga principalmente com a adaptação de 1991 do musical de Stephen Sondheim e James Lapine, Into the Woods, e com três peças shakespearianas: Como gostais, Sonho de uma noite de verão e Macbeth. Nesse sentido, busca-se compreender como se dá o entrelaçamento textual dessas obras, seja através da apropriação das músicas, dos personagens e dos enredos, ou mesmo por meio da configuração do espaço nos quadrinhos. O embasamento teórico de nossa reflexão se dará por meio dos trabalhos de Julia Kristeva (1974), Laurent Jenny (1979) e Célia Arns de Miranda (2005).

PALAVRAS-CHAVE: Shakespeare. Intertextualidade. Into the Woods. Mya Gosling.


Referências


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DOI: 10.5935/1679-5520.20160024


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