A DANÇA INVISÍVEL: OLHAR, DESEJO E TRANSGRESSÃO EM SALOMÉ, DE OSCAR WILDE

Maria Clara Versiani Galery

Resumo


O artigo em tela propõe uma discussão de Salomé, peça de teatro escrita por Oscar Wilde no final do século XIX. O texto é enfocado como criação anômala na extensa obra literária do autor irlandês, por ter sido escrito inicialmente em francês e também por estar inserido no contexto e estética decadentistas do fin de siècle parisiense. Salomé é analisada como obra transgressora do modernismo pelos excessos de sua linguagem poética, bem como pela temática erótica. Questões ligadas ao olhar e ao desejo são desenvolvidas no artigo. Propõe-se, ainda, examinar alguns elementos da montagem da peça dirigida por Steven Berkoff, enfocando sobretudo a encenação da dança dos sete véus.

Palavras-chave: Oscar Wilde. Salomé. Modernismo. Transgressão.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.18305/1679-5520/scripta.uniandrade.v13n2p111-124


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