O LEITOR E AS ESTRATÉGIAS METAFICCIONAIS EM O OUTRO LADO DA HISTÓRIA, DE ROSANA RIOS

Edilson Alves de Souza

Resumo


O século XX destacou-se pelo experimentalismo na literatura, como se percebe na literatura infantil e juvenil, que se abriu a estratégias narrativas metaficcionais. Essas novidades estruturais na criação ficcional demanda(va)m formas mais ativas de engajamento na leitura. Paralelamente, estudiosos, como Eco (1991, 2011a, 2011b), Barthes (2004), Jauss (1994), Iser (1996; 1999) e Hutcheon (2013), teorizando sobre a recepção de obras literárias, postulavam uma função mais participativa do leitor. Teoria e ficção coadunaram na configuração de um tipo de leitor que atenda às novas peculiaridades desses textos: o leitor metaficcional, como acontece em O outro lado da história, de Rosana Rios. Posto isto, o presente trabalho visa discutir alguns implicações do leitor na leitura de narrativas metaficcionais infantis e juvenis brasileiras, a partir d’O outro lado da história, de Rosana Rios.

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DOI: 10.5935/1679-5520.20180028


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