METAFICÇÃO EM DIAS E DIAS E A ÚLTIMA QUIMERA DE ANA MIRANDA

Cleia da Rocha

Resumo


A ficcionalização de autores da literatura tem se tornado uma linha de força na ficção contemporânea, principalmente na linha da ficção histórica. Esse artigo pretende analisar os elementos metaficcionais nos romances A última quimera e Dias e dias, de Ana Miranda, publicados respectivamente em 1995 e 2002. Nessas ficções, o passado biográfico dos escritores Augusto dos Anjos e Gonçalves Dias é reatualizado por meio de seus próprios textos e do pastiche de seu estilo, em um processo amplamente intertextual. Assim, a narrativa expõe suas facetas crítica e reflexiva na caracterização das personagens ficcionalizadas mencionadas, contando para isso com o repertório literário do leitor.

Palavras-chave: Metaficção historiográfica. Ana Miranda. Ficção contemporânea.

 

 


Referências


ANJOS, Augusto dos. Eu e outros poemas. Porto Alegre: LP&M, 2005.

HUTCHEON, Linda. A poética do pós-modernismo. História, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio e Janeiro: Imago, 1991.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura. Vol. 1.Trad. Johannes kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996.

MIRANDA, ANA. A última quimera. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

_______. Dias e dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

WEINHARDT, Marilene. O romance histórico na ficção brasileira recente. In: CORREA, Regina Helena M.A. (Org.). Nem fruta nem flor. Londrina: Humanidades, 2006. p. 131-172.CORREA, Regina Helena M.A. (Org.). Nem fruta nem flor. Londrina: Humanidades, 2006 a. p. 131-172.

WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. Trad. José Laurênio de Melo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.

_______. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Trad. Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

DOI: 10.5935/1679-5520.20180029


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .