JEITO DE CORPO: RELAÇÕES DE AUTORIA E ORIGINALIDADE EM DUAS PERFORMANCES DA CANÇÃO OBEAH (WO)MAN

Luciane Alves Ferreira Mendes

Resumo


Neste artigo temos por objetivo abordar alguns problemas relativos à noção de autoria e de originalidade literária (AGAMBEN, 2005; RANCIÈRE, 2005; SAER, 2009), a partir da análise da canção Obeah man, com letra e música assinadas por Tony McKay. Partiremos da interpretação vocal empreendida por McKay, do disco Exuma (1970) em comparação à interpretação de Nina Simone para Obeah woman, do álbum It’s finished (1974). Observamos que as funções de autoria e de originalidade literária são conceitos rizomáticos (DELEUZE; GUATTARI, 1995) evidenciados pela presença do corpo empírico inerente à performance vocal (ZUMTHOR, 2014), especialmente da canção, pois jogam com os duplos e os híbridos dos atores linguísticos em cena.

 

DOI: 10.5935/1984-6614.20180003


Referências


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