MEMÓRIA E FICÇÃO NO MUNDO PÓS-COLONIAL DE V. S. NAIPAUL: DE MIGUEL STREET PARA O ENIGMA DA CHEGADA

Márcio Pereira Ribeiro, Mail Marques de Azevedo

Resumo


A partir de breves traços biográficos do escritor caribenho-indiano-britânico V. S. Naipaul, este artigo analisa sua atitude levemente satírica sobre a falta de aspirações de seus compatriotas, em Miguel Street. Discute-se o caráter memorialístico do texto com base nos conceitos de Philippe Lejeune. A visão crítica da comunidade indo-caribenha estabelece relação intramidiática com a obra posterior de Naipaul, que cria uma persona ficcional, um viajante que observa como outsider as realidades da colonização e da descolonização. Lembranças recorrentes de sua origem pós-colonial solapam a autoimagem de Naipaul e forçam-no a rever posições. É o que se observa em breves paralelos com O enigma da chegada, um cruzamento de fronteiras entre gêneros, numa “relação intramidiática”, consoante Irina Rajewsky.

 

DOI: 10.18304/1984-6614/scripta.alumni.n15p79-93

 

 


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