GESTO ENTRE IMAGEM E PALAVRA: WALTER BENJAMIN COM ABY WARBURG

Djulia Justen

Resumo


Neste ensaio, busca-se um gesto entre imagem e palavra coincidente em Walter Benjamin e Aby Warburg. O gesto identificado no percurso desses dois pensadores da história e da imagem é a montagem que opera em um espaço entre tempos e entre imagens. Desse modo, esse gesto de leitura que reconhecemos em Warburg e em Benjamin vemos coincidir na análise da narrativa fantástica de Enoch Soames, do escritor britânico Max Beerbohm. Assim, constata-se que a montagem é um gesto de leitura que se produz a partir de um percurso, de um movimento de ir e vir na biblioteca de Aby Warburg, de se deslocar em um espaço entre fragmentos, notas e citações no livro Passagens, de Walter Benjamin.

 

DOI: 10.18304/1984-6614/scripta.alumni.n15p174-185

 


Referências


AGAMBEN, G. Aby Warburg e a ciência sem nome. Revista Arte & ensaios, v. 1, n. 19, Rio de Janeiro, jan. 2009, p. 132-143.

ANDRADE, A. L. O livro na era da reprodutibilidade técnica: entre o livro-de-artista e Avalovara, objet d’art. Revista Estudos de literatura brasileira contemporânea, v. 1, n. 24, Brasília, jul./dez. 2004, p. 113-131.

_____. Anéis de saturno. In: _____. Transportes pelo olhar de Machado de Assis: Passagens entre o livro e o jornal. Chapecó: Grifos, 1999, p. 180-181.

BARTHOLOMEU, C. (Org.). Dossie Warburg. Revista Arte & ensaios, v. 1, n. 19, Rio de Janeiro, jan. 2009, p. 118-143.

BEERBOHM, M. Enoch Soames. In: BORGES, J. L.; CASARES, A. B.; OCAMPO, S. (Org.). Antologia de literatura fantástica. Tradução de Josely Vianna Baptista. São Paulo: Cosac Naify, 2013, p. 28-54.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012.

_____. Passagens. Tradução de Irene Aron. Belo Horizonte: UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

_____. Rua de mão única. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 2000.

CANTINHO, M. J. O voo suspenso do tempo: Estudo sobre o conceito de imagem dialéctica na obra de Walter Benjamin. Disponível em:

. Acesso em: 11 fev. 2016.

DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: História da arte e do tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

_____. Ante el tiempo. Tradução de Oscar Antonio Oviedo Funes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2006.

PLAZA, J. O livro como forma de arte. Parte I: O livro artístico. Revista Arte em São Paulo, v. 1, n. 6, São Paulo, abr. 1982, p. 3-18.

SILVEIRA, P. A página violada: Da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

WARBURG, A. Imagens da região dos índios Pueblo da América do Norte. Revista Concinnitas, vol. 1, n. 8, Rio de Janeiro, jul. 2005, p. 9-29.


Texto completo: Artigo em PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

_________________________________

Revista Scripta Alumni - Publicação semestral dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária

ISSN: 1984-6614   eISSN: 2676-0118 E-mail: [email protected]

Site oficial: https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/index

Endereço postal:

Revista Scripta Alumni (A/C Profa. Dra. Verônica Daniel Kobs)

Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE, Campus Cidade Universitária

Rua José Alencar Guimarães s/n. – Bairro Santa Quitéria, CEP 80310-310, Curitiba – Paraná