IMAGEM POÉTICA E MEMÓRIA NACIONAL EM A QUEDA DO CÉU, DE DAVI KOPENAWA YANOMAMI E BRUCE ALBERT / POETIC IMAGE AND NATIONAL MEMORY IN THE FALLING SKY, BY DAVI KOPENAWA YANOMAMI AND BRUCE ALBERT

Jaqueline Lima Valadares (UFBA)

Resumo


Este trabalho analisa criticamente a obra A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami, de Davi Kopenawa Yanomami e Bruce Albert, a partir das concepções filosóficas de Eduardo Viveiros de Castro (2018), Ailton Krenak (2019) e Bruce Albert (1995). Sob a ótica de teorias contracoloniais, são abordadas as imagens poéticas que compõem a cosmogonia do povo Yanomami, tais como a epidemia Xawara, a floresta Hutakara e a catastrófica profecia da queda do céu que causará o fim do mundo. Por fim, problematiza-se a permanência do colonial no pensamento brasileiro em algumas narrativas que compõem a história oficial do Brasil, assim como expande-se o arco de discussão para o debate sobre a exploração do garimpo e a poluição.

 

D. O. I.: 10.5935/1984-6614.20200022


Palavras-chave


Yanomami. Brasil. Literatura indígena. Decolonialidade. Historiografia.

Referências


ACOSTA, A. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução de Tadeu Breda. São Paulo: Elefante, 2019.

AGUIAR, A. Para que o céu seja céu: o caráter de levante da obra de Davi Kopenawa. Tuíra, n. 2, São Paulo, jan. 2020, p. 4-17.

ALBERT, B. O ouro canibal e a queda do céu: uma crítica xamânica da economia política da natureza. In: ALBERT, B.; RAMOS, A. (Orgs.). Pacificando o branco: cosmologias do contato norte-amazônico, Brasília: UNESP, 1995, p. 1-33.

_____. Postscriptum: Quando eu é um outro (e vice-versa). In: KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 512-549.

CLASTRES, P. Da tortura nas sociedades primitivas. In: _____. A sociedade contra o Estado: pesquisas de antropologia política. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978, p. 123-131.

COHN, S. (Org.); KRENAK, A. Encontros. Rio de Janeiro: Azougue, 2015. (Coleção Encontros)

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: 34, 2010.

KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

_____. “Não foi um acidente”, diz Ailton Krenak sobre a tragédia de Mariana. Disponível em: https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/nao-foi-um-acidente-diz-ailton-krenak-sobre-a-tragedia-de-mariana. Acesso em: 10 fev. 2020.

LAGROU, E. Existiria uma arte das sociedades contra o Estado? Revista de Antropologia, v. 54, n. 2, Rio de Janeiro, abr. 2011, p. 747-780.

NOVAES, A. A outra margem do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

VIVEIROS DE CASTRO, E. Prefácio: o recado da mata. In: KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 11-41.

_____; DANOWISKI, D. Há mundo por vir? Ensaios sobre os medos e os fins. Desterro [Florianópolis]: Instituto Socioambiental, 2017.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

_________________________________

Revista Scripta Alumni - Publicação semestral dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária

ISSN: 1984-6614   eISSN: 2676-0118 E-mail: [email protected]

Site oficial: https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/index

Endereço postal:

Revista Scripta Alumni (A/C Profa. Dra. Verônica Daniel Kobs)

Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE, Campus Cidade Universitária

Rua José Alencar Guimarães s/n. – Bairro Santa Quitéria, CEP 80310-310, Curitiba – Paraná